Desenvolvimento Humano

20 de junho, 2021

O SIMPLISMO DE ENTENDER A EDUCAÇÃO APENAS COMO UM CAMINHO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL”

O título é baseado na visão de Educação de Renato Janine Ribeiro (*), que me inspirou para esta reflexão, cujo momento nos chama para pensar maior, além do conhecimento e do exercício das habilidades técnicas.

Não vou negar a extrema importância desse conhecimento e dessas habilidades, que devem, inclusive, ser atualizadas e/ou desenvolvidas, visando o acompanhamento das inovações, que estão causando uma grande revolução no mundo do trabalho.

Partindo do que está acontecendo hoje, nas relações entre os homens, mundo afora, podemos identificar a aceleração da necessidade desse maior relacionamento, tanto no campo profissional, como na vida como um todo, para troca de experiências acadêmicas e aprofundamento de estudos.

As ciências humanas, importantíssimas, estão no rol dos impulsionadores da transformação da humanidade, trazendo o repertório de conhecimento, de que tanto necessitamos, para entender a vida, nossas relações e, o mais importante, não deixar que nos tornemos “prisioneiros” do pensamento de um indivíduo, de uma classe, de um governo, que quer nos ditar o caminho a seguir.

Educação é liberdade.

Poder pensar e agir, com base no conhecimento, nos empodera para sermos seres humanos melhores, cujo resultado individual e conjunto contribui, com o que há de mais puro, a descoberta do verdadeiro sentido da vida, que nos move para a construção de uma civilização mais equilibrada, considerando aqui, que o seu desenvolvimento se dá pelo contraditório e pela discordância, o que permite, de fato, o surgimento da criatividade e da inovação, tornando-a mais justa e reduzindo ao mínimo as diferenças sociais.

Tendo em conta, que a vida não se resume em somente trabalhar, podemos e devemos continuar estudando qualquer matéria ou assunto, que irão contribuir para o nosso desenvolvimento, de nossa família, de nossa sociedade, de nosso país, enfim, de toda a civilização.

Só assim iremos aumentar o nosso conhecimento, nosso discernimento, nossa reflexão e a consciência sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre os efeitos disso, na sociedade em que vivemos.

A palavra do momento é Lifelong Learning (aprendizado ao longo da vida) !

Estudar e aprender é coisa para a vida toda, porque não há substituto para o conhecimento.

Eu já cheguei aos meus 70 anos, praticando isso; vem comigo ?

(*) Renato Janine Ribeiro foi Ministro de Estado da Educação (2015), professor visitante em Columbia University (NY) e diretor de avaliação da Capes. Concebeu e apresentou duas séries de televisão sobre Ética, na TV Futura, sendo a primeira sobre Dilemas (2006) e a segunda sobre Liberdades (2008).

por Fausto Ferreira