Coaching

10 de setembro, 2017

COACHING EXECUTIVO

 

Maturidade não se adquiri em uma escola ou curso. Tenho essa convicção, após esses 10 anos de experiência como Coach. Primeiro, gostar de pessoas e, mais ainda, gostar de ver o resultado do desenvolvimento das pessoas; isso precisa te encantar.

Aprendo a cada dia e tenho essa disponibilidade, para qualquer assunto e de qualquer área. De outra forma estaria limitado e sem expandir minhas possibilidades, para que possa, de fato, fazer diferença na vida de outras pessoas.

Nunca sabemos tudo, daí a necessidade de se ter humildade para reconhecer nossos limites e, em alguns momentos poder dizer – Isso eu não sei, mas posso aprender. Esse aprendizado não vem só da leitura de livros ou textos, mas do dia-a-dia das sessões de Coaching. Cada Coachee é único e eu o respeito como singular.

A figura importante do processo de Coaching é o que podemos chamar de cliente do processo ou mais usualmente de Coachee. Dessa forma, o que é basilar no processo é que o Coachee tenha vontade de mudar e se comprometa.

Ninguém muda obrigado.

Importante ressaltar que o processo de Coaching visa o desenvolvimento de competências, habilidades e comportamento no curto prazo. Eu gosto muito de pontuar que esse processo acontece de dentro para fora no Coachee, através dos estímulos e da reflexão, transformando em ação, o objeto da mudança ou desenvolvimento.

Portanto, há uma metodologia para o processo, que inclui uma entrevista anterior com o Coachee ou com a empresa contratante, um instrumento de Assessment, indicação de literatura específica e sessões para o desenvolvimento do processo. O Número de sessões pode variar, a meu ver, sem ultrapassar o número de dez sessões, que julgo suficientes. Um intervalo de quinze dias entre as sessões é salutar para que o Coachee possa colocar em prática sua aprendizagem e, posteriormente, trazer o resultado para discussões. Faz-se importante salientar que o processo é sigiloso, em respeito ao Coachee.

Além do Coaching Executivo, podemos destacar as modalidades do Business Coaching, que cuida da obtenção dos melhores resultados para o negócio do Coachee e do Life Coaching, que visa prospectar novas expectativas, fazendo com que o Coachee possa mudar suas crenças, ou seja, criar uma nova base de sustentação para a nova vida, que queira estabelecer.

Lembrando-me de meu curso de Pedagogia, estamos falando de Educação de adultos, dessa forma, devemos levar em consideração a experiência do Coachee, como dizia Paulo Freire, em seu processo de aprendizagem para a mudança e desenvolvimento, em qualquer modalidade.

por Fausto Ferreira