Coaching

11 de Fevereiro, 2019

RELACIONAMENTO

Marta trabalha em uma empresa cujo ritmo de trabalho é muito intenso. O Cláudio, líder coach da equipe dela, sempre proativo, não deixa que as coisas fiquem no ar. Sente que, para o bem de todos, qualquer ruído precisa ser ajustado. Ele, deparando-se com uma determinada situação, resolveu agir.

Oi Marta, que bom. Aproveitando que você chegou mais cedo, podemos conversar ali na minha sala.

Sim, claro.

Algum problema Cláudio?

Tenho percebido que você não tem se importado com as pessoas e que elas estão desconfortáveis. Isso está acontecendo, muito provavelmente, porque você tem agido de forma extremamente objetiva, para alcançar o resultado do trabalho e tem demonstrado preocupação somente com suas metas.

Cláudio, eu estou sendo muito exigida e tenho mesmo muita coisa para fazer. Eu acho que não gosto de ouvir as pessoas, ficar conversando. Eu não sei dizer se é nesse momento da minha vida, com as coisas desse jeito ou se não gosto mesmo. O foco no resultado é muito importante para mim, que dependo do trabalho.

Você entende que os relacionamentos também são importantes?

Entender eu entendo, mas as coisas estão tão corridas, que acabo passando por cima e, quando vejo, já foi.

Como você acha que as pessoas com as quais você se relaciona, se sentem com tanta objetividade?

Acho que percebem minha dedicação ao trabalho e compreendem o meu jeito.

Você pode estar equivocada nessa avaliação?

Sim, até posso.

Então, você havia conversado comigo anteriormente e me disse que tinha consciência da importância da empatia, nos relacionamentos, não é?

Verdade. Eu sei disso.

Perceba realmente o que está acontecendo com você nesse momento de sua vida. Você está se relacionando com as pessoas somente para cumprir as tarefas diárias, não é isso?

É exatamente isso. Não tenho tempo para mais nada.

Você consegue entender que um relacionamento é mais do que isso?

Claro, entendo. O que você acha que eu tenho que mudar?

Bom, primeiro é extremamente importante que você queira mudar suas atitudes e comportamentos em relação às pessoas.

O fortalecimento das relações acontece quando agimos empaticamente com as pessoas. Eu escrevi um artigo sobre empatia, dizendo que empatia é um ato de afeto, tal a profundidade dessa atitude.

Dessa forma, na maioria das vezes, a reciprocidade é garantida e as relações perduram. Você pode começar aos poucos. Mude sua atitude em relação às pessoas e observe o resultado. Considere a importância de parar para ouvir atentamente o que a outra pessoa está dizendo.

Além dessa escuta ativa, procure se colocar no lugar dela e sentir o que ela sente. Você verá que o entendimento daquela situação será mais claro. A outra pessoa se sentirá importante e considerada com sua atitude e você se sentirá feliz, podendo ajudar de fato, com o seu apoio.

Pratique mais, que você verá uma grande mudança em sua vida, seja aqui no local de trabalho ou fora dele.

Não é para ser a Madre Tereza de Calcutá. Seja você mesma, intensamente, importando-se com os outros. Além disso, a empatia é uma das competências comportamentais mais demandadas pelas empresas do futuro, segundo dados do Fórum Econômico Mundial.

Nossa, que chacoalhada eu recebi! Muito obrigada. Você tem razão. Agora sinto que estou indo com muita sede ao pote, ou seja, ao objetivo, sem perceber o que acontece durante esse percurso.

Maravilha, é isso!

As experiências que tivermos no caminho são muito mais importantes do que simplesmente chegar ao destino.

por Fausto Ferreira